daigoodgirl

daigoodgirl
DaiGoodGirl.blogspot

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

O Simples Ato de Olhar a Vida

Eu sei que não sou perfeita, sei que erro, que peco e que muitas vezes sou injusta com as pessoas ao meu redor.

Um dia desses estava dentro do trem, olhando a vida ao meu redor em seu ritmo incessante de vai e vem. Eu, tranqüila e sem nenhuma preocupação, apenas contemplava tudo e ficava deliciada com o que via.No meio daquelas pessoas simples, e muitas vezes com uma vida muito sofrida, há sempre uma coisa que não se pode negar. Esperança.

Esse ritmo – o da vida – me fez observar que as pessoas mais bondosas e caridosas e caridosas que conheço estão entre mais simples. A cada dia que passa as pessoas estão mais egoístas, seja entre parentes, entre amigos ou entre visinhos. Até mesmo dentro das igrejas, lugar que prega o amor e a caridade acima de tudo, você encontra pessoas mesquinhas e que nunca estão satisfeitas com o que têm. Apesar de triste, admito que dentro da minha família existe esse tipo de pessoa. A pessoa que está sempre preocupada demais com o dinheiro que tem ou que não, que é incapaz de ajudar uma pessoa que passa fome ou está doente, que sempre diz que sua vida já é sofrida e sacrificada o suficiente e que não tem como ajudar.

Acredite, sempre temos.

É um fato que se nos esforçarmos sempre teremos como ajudar. Você não precisa levar a pessoa pra dentro da sua casa e dar-lhe de tudo, muitas vezes não temos real condições de fazê-lo,mas podemos sim dar algo de comer a alguém, doarmos uma roupa pra quem tem frio ou darmos apoio, muitas vezes apenas emocional, àquele que está doente

Mas voltando ao que dizia... E observando a vida que segue, percebi que as pessoas, por mais sofridas que sejam, sorriem, como se sorriso fosse a única coisa que ainda lhes resta.

A verdade é que gosto de observar pequenas coisas do cotidiano, coisas que fazem pensar. Como no dia em que um vendedor de balar entrou no ônibus para trabalhar, muito digno, e ao terminar seu trabalho pediu ao motorista que lhe dera carona para deixá-lo em uma determinada parada de ônibus e este motorista o deixo pelo menos dois bairros depois do que do que lhe havia sido pedido . E o humilde vendedor de balas, que voltaria tudo aquilo, até mesmo andando devido ao local no qual foi parar, simplesmente sorriu. Não reclamou de sua má sorte um minuto sequer, estava feliz apesar de tudo. Eu me emocionei, foi uma cena muito bonita de se ver.

Devermos aprender com este tipo de pessoa que vê beleza nas coisas simples da vida, que é capaz de sorrir mesmo diante da maior dificuldade e que mesmo quando não tem nada, inda assim, consegue repartir o que tem para poder oferecer e ajudar àquele que tem menos

Mas mesmo assim, continuo seguindo aquilo que acredito. Falta-me um pouco e esperança, falta um pouco conseguir enxergar melhor que eu posso ser feliz mesmo não tendo nada, ou tendo muito pouco, no entanto tenho a consciência tranqüila quanto ajudar o próximo como posso, quando a ver beleza nas pequenas coisas e tento repartir o que tenho. Se isso faz de mim uma pessoa melhor? Verdadeiramente não sei!

O que sei é que tento com afinco seguir aquilo que acredito e que aprendi, há tempos não frequento igreja, mas que importância isso tem, afinal? Deus está, acima de tudo, comigo e em mim. E acredito acima de tudo no amor e na caridade. Tem duas passagens da bíblia que mais me tocam desde criança e ambas falam do mesmo tipo de amor. E o que eu menos vejo faltar nos dias atuais. O amor inserido na caridade, pois o caridoso faz sem esperar nada em troca e é o amor mais altruísta que existe.

Deixo aqui as minha passagens bíblicas prediletas, assim, quem sabe, as pessoas que lerem isso – se é que alguém lerá – podem se inspirar um pouco e enxergar que mesmo por um curto período, que por mais simples que se seja, por mais pobre que se seja, com Deus no coração e a caridade e o amor entre seus atos, toda a vida se torna melhor, mais completa e realizada.

Parábola do Bom Samaritano

"E eis que se levantou um certo doutor da lei, tentando-o, e dizendo: Mestre, o que é preciso que eu faça para possuir a vida eterna? Jesus lhes respondeu: Que está escrito na lei? Que ledes nela? Ele lhe respondeu: Amareis o Senhor vosso Deus de todo o vosso coração, de toda a vossa alma, de todas as vossas forças e de todo o vosso espírito, e vosso próximo coma a vós mesmos. Jesus lhe disse: Respondeste muito bem; fazei isso e viverás.

Mas esse homem, querendo parecer que era justo, disse a Jesus: E quem é o meu próximo? E Jesus tomando a palavra, lhe disse:

Um homem, que descia de Jerusalém para Jericó, caiu nas mãos de ladrões que o despojaram, cobriram-no de feridas e se foram, deixando-o semi-morto. Aconteceu, em seguida, que um sacerdote descia pelo mesmo caminho e tendo-o percebido passou do outro lado. Um levita, que veio também para o mesmo lugar, tendo-o considerado, passou ainda do outro lado. Mas um Samaritano que viajava, chegando ao lugar onde estava esse homem, e tendo-o visto, foi tocado de compaixão por ele. Aproximou-se, pois, dele, derramou óleo e vinho em sua feridas e as enfaixou; e tendo-o o colocado sobre sue cavalo, conduziu-o a uma hospedaria e cuidou dele. No dia seguinte, tirou duas moedas e as deus ao hospedeiro, dizendo: Tende bastante cuidado com este homem, e tudo o que despenderdes a mais, eu vos restituirei no meu regresso.

Qual desses três vos parece ter sido o próximo daquele que caiu nas mãos dos ladrões? O doutor lhe respondeu: Aquele que exerceu a misericórdia para com ele. Ide pois, lhe disse Jesus, e fazei o mesmo". (São Lucas, cap. 10, 25 a 37)

1 Corintios 13


1 Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e näo tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.

2 E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e näo tivesse amor, nada seria.

3 E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e näo tivesse amor, nada disso me aproveitaria.

4 O amor é sofredor, é benigno; o amor näo é invejoso; o amor näo trata com leviandade, näo se ensoberbece.

5 Näo se porta com indecência, näo busca os seus interesses, näo se irrita, näo suspeita mal;

6 Näo folga com a injustiça, mas folga com a verdade;

7 Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.

8 O amor nunca falha; mas havendo profecias, seräo aniquiladas; havendo línguas, cessaräo; havendo ciência, desaparecerá;

9 Porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos;

10 Mas, quando vier o que é perfeito, entäo o que o é em parte será aniquilado.

11 Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino.

12 Porque agora vemos por espelho em enigma, mas entäo veremos face a face; agora conheço em parte, mas entäo conhecerei como também sou conhecido.

13 Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor.

5 comentários:

Dennys Suidedos disse...

É! Por essas e outras que temos sempre que refletir sobre nossas atitudes! Lindo texto Dah, BEIJOS e mais BEIJOS pra você linda, e obrigado pelo apoio ta? =)

Tekasdesigner disse...

É guria.. nos dias de hj é dificil vermos pessoas preocupadas com o próximo mesmo! Td além disso é importante, menos o ser humano! E, foi bonita a sua observação.. Ver a beleza das coisas nos pequenos detalhes é uma dádiva. E, o amor está frio no coração da maioria das pessoas. Eu mesma já me peguei várias vezes com falta de amor. Já que a paciencia é o amor, quando estamos sem paciencia nos falta o amor.. Lindo post.. abração e td de bom pra vc. =)

Unknown disse...

Parabens amei gostei pelo jeito vc sabe o que é o verdadeiro amor pois e tudo aquilo que diz acima... principalmente não buscar seus proprios interesses bjokas

Good Girl Goes Bad disse...

Denis, Teka e Suede. Muito obrigada por lerem o texto e pelo apoio. Agradeço muito a vocês. Pois é Denis, são pequenas as coisas do dia-a-dia que valem a pena serem vividas e observadas. Devemos sempre prestar atenção nas nossas atitudes. E nem precisa agradecer pelo apoio. Eu faço porque gosto e porque fico realmente feliz em ter conhecido vocês da Família Multipista.
Teka, não liga se às vezes você se vê em uma fase onde parece faltar amor, acredite ele está ali e aparece justamente quando a gente menos espera.
Suede, obrigada pelo apoio, meu lindo. Eu creio que sei sim como é o amor verdadeiro e acredite, tento colocá-lo em prática o máximo possível. E acredito que você também sabe como é o verdadeiro amor, pois foi capaz de reconhecê-lo.

João Bosco De Oliveira disse...

Faz tempo que não leio um texto tão bom na net... E olhe que eu leio MUITOS textos.
Parabéns.